1. Barreiras técnicas ao injetor automático
As peças de um autoinjetor geralmente têm menos de 20 e a estrutura é relativamente simples, portanto, romper a patente original do autoinjetor é a principal barreira da indústria. Além disso, devido ao aparecimento precoce do injetor, existem atualmente mais de 40.000 patentes de canetas de insulina acumuladas em todo o mundo, das quais mais de 1.500 são patentes de estrutura central de canetas, e a maioria delas são registradas por algumas empresas internacionais. Em 2022, YPS, o maior fabricante OEM do mundo, possuía 2.162 patentes em todo o mundo. As empresas farmacêuticas estrangeiras, incluindo Eli Lilly, Novo Nordisk, Sanofi e outras empresas, não só acumularam um grande número de patentes relacionadas com canetas injetáveis por considerações de estratégia de produto, mas também desenvolveram canetas injetoras automáticas para os seus próprios medicamentos, a fim de obter vendas com boa relação custo-benefício.
Atualmente, as canetas injetoras automáticas da China enfrentam os seguintes pontos problemáticos:
· A densidade de patentes é alta e a dificuldade de avanço é alta; Porque a estrutura é relativamente simples, e quanto mais simples for a estrutura, menos opções existem em termos de soluções; E as empresas internacionais iniciaram a pesquisa e o desenvolvimento muito cedo e já estabeleceram patentes de soluções básicas viáveis, por isso é extremamente difícil romper as patentes.
· O estudo de patentes exige muito tempo, exige grandes investimentos em equipamentos especiais de P&D e leva muito tempo;
· À medida que o desenvolvimento de medicamentos, os ensaios clínicos, a aprovação e a comercialização dos clientes progridem, existe o risco de que o progresso não seja o esperado.
Atualmente, se os fabricantes chineses de medicamentos e medicamentos precisarem de canetas injetoras automáticas, existem duas opções:
Opção 1, cooperar com fabricantes de injetores automáticos com direitos de propriedade intelectual independentes.
Por exemplo, opte por cooperar com YPS; mas os seus produtos topo de gama e económicos são frequentemente utilizados por gigantes, deixando poucas opções de autoinjetores para os fabricantes biofarmacêuticos, e esta situação levou a uma redução na relação custo-eficácia dos medicamentos farmacêuticos.
Opção 2, opte por cooperar com o fabricante nacional de injetores automáticos.
Sob tais condições, a qualidade do produto da caneta autoinjetora em si pode não ser efetivamente garantida; mesmo que as empresas farmacêuticas utilizem injecções subcutâneas de fabrico nacional, só podem promovê-las na China e em regiões subdesenvolvidas onde a consciência da protecção da propriedade intelectual não é forte, e não podem promovê-las em mercados desenvolvidos na Europa e nos Estados Unidos com maior capacidade de consumo.
No entanto, ambas as soluções acima irão restringir ainda mais o desenvolvimento das empresas. Além disso, o injetor automático de cada fabricante só pode ser usado com o cartucho de caneta de insulina do próprio fabricante. A fim de tornar a injeção da dose de insulina ajustada mais precisa, controlar o nível de açúcar no sangue do paciente, evitar consequências graves de distúrbios de açúcar no sangue no futuro e, em última análise, melhorar a qualidade de vida do paciente, o uso misto a longo prazo de diferentes canetas de injeção deve ser evitado. Portanto, em termos de avanços de patentes, as empresas chinesas ainda precisam de mais tempo para polir.